Pega-se Facção é um curta-documentário com direção, roteiro e argumento por Thaís Braga e produzido por Camilla Barbosa como resultado dos projetos de graduação no curso de Design do campus Agreste da UFPE. O curta retrata a vida de mãe e filhas costureiras de facção da Zona Rural de Caruaru e como ambas lidam com a dinâmica familiar e social em meio a precariedade e desvalorização de seu trabalho tão comum no Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco.

O filme, em circulação desde 2020, foi e continua sendo exibido em festivais nacionais e internacionais, sendo algum deles LABRFF (EUA), FICA (Argentina) e Semaine de Cinéma de Femmes d'Amérique du Sud à Paris (França), e foi premiado em diversos festivais no qual foi selecionado, recebendo os seguintes prêmios: Melhor Desenho de Som, Melhor Som, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Fotografia de Documentário, Prêmio da Crítica ACCiRN, Melhor Filme, Melhor Diretora Brasileira, Melhor Roteiro, Melhor Montagem e diversas menções honrosas.
Pega-se Facção surge da vivência da diretora e amiga Thaís Braga com suas avôs costureiras e militância ainda durante o curso de Design do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco em 2018. O filme foi realizado com o cachê de premiação por melhor roteiro para curta-metragem digital do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero - Ano X.
Com uma equipe composta completamente por mulheres, as relações pessoais e de trabalho foram de muito aprendizado, respeito e dedicação. Nesse projeto atuei como produtora (2018-2019) e como produtora executiva, representante e distribuidora (2020 até hoje) realizando as atividades de planejamento de produção e distribuição, contrato de equipes e equipamentos, inscrição e comunicação com festivais, fiscalização do uso dos direitos autorais, escrita de releases, participação de reportagens, entrevistas e eventos, social media, entre outras.

A projeto de produção do curta-documentário está disponível no TCC intitulado "A aplicação do Design Thinking no processo de produção do documentário Pega-se Facção", onde foi utilizado o método de Design Thinking concomitante com a produção audiovisual e gestão de equipes e projetos, necessário para a obtenção do grau de bacharel em design e obteve nota máxima (10) para aprovação.
Você pode acompanhar o projeto nas redes sociais como @pegasefaccao e assistir gratuitamente na integra na plataforma do Itaú Cultural Play (disponível até 2023).
GRATIDÃO! 

You may also like

Back to Top